quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Evolução


Hoje assisti um documentário sobre a evolução dos esportes junto da ciência e da tecnologia.
O principal foco do programa era justamente no atletismo e por sua vez o que atraiu minha atenção foi para a evolução no salto em altura.
Antigamente saltava-se de frente para o sarrafo e ao longo dos tempos os saltos foram se aperfeiçoando até que chegou ao movimento conhecido hoje, onde o atleta salta de costas para o sarrafo fazendo um giro e curvando todo o corpo.
Esse salto apareceu pela primeira vez em 1968, durante os Jogos Olímpicos realizados no México, pelo atleta americano Dick Fosbury. Com seu salto inovador, Fosbury levou o ouro olímpico e deixou de legado uma nova forma de saltar.
O Salto de costas leva o nome do atleta americano até os dias de hoje, é conhecido como a técnica de salto Fosbury.
Essa enorme mudança de como saltar resultou em novos recordes e uma nova possibilidade de explorar ainda mais a capacidade humana. Uma nova forma de treinar surgiu, fazendo com que todos os atletas pudessem subir ainda mais seus níveis.

Ao longo da história todos os esportes sofreram mudanças, em alguns casos de forma drástica e em outros uma evolução lenta, mas constante, caso do 100m rasos. Ao lado dessa evolução encontra-se uma evolução cientifica e tecnológica voltada exclusivamente ao esporte.
Hoje, preocupações quanto à biomecânica do movimento, nutrição, psicologia são as “armas” dos atletas para melhorar seus tempos e paralelamente a isso o desenvolvimento de novos materiais, leves, resistentes, que ajudem a melhorar a desempenho dos atletas são os desafios enfrentados pela ciência.

Nenhum comentário: