sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Um verdadeiro ídolo.

Dignidade e Honestidade, essas palavras são importantes no mundo do esporte. Mais do que serem apenas aprendidas, elas devem ser compreendidas e sem duvida fazer parte da vida de um atleta (e além do esporte, “elas” devem ser empregadas para cada ato pessoal e profissional).
Mas em um mundo de DOPING (no esporte), onde as barreiras da ética e como não repetir, da dignidade e da honestidade foram quebradas a muito tempo, ainda surgem alguns “heróis” que resistem não só a estúpida “tentação” de vencer a qualquer custo, mas que condenam publicamente e tomam decisões importantes para confrontar esse novo sistema ridículo.
O nome do momento, é o multi-campeão olímpico Michael Johnson, dono de 5 títulos olímpicos, veio a mídia combater e confrontar o doping.
Durante essa semana, um de seus parceiros no revezamento 4x100m rasos, vencedor da penúltima edição dos Jogos em Sidney 2000, assumiu que competiu dopado, mesmo não tendo sido pego pelos exames que VISAM BARRAR ESSES “ATLETAS”.
Em um ato muito bacana, Johnson se disse “profundamente decepcionado e triste ” com a atitude do colega e resolveu devolver a sua medalha ao COI:
"Sei que a medalha não foi conquistada honestamente, está manchada. Vou tirá-la do local onde sempre guardo todas minhas medalhas porque ela não tem nada para fazer ali. Não me pertence. Vou devolvê-la ao COI, pois não a quero", afirmou Johnson, em entrevista publicada no SITE UOL Esportes.
O atleta ainda assume (na mesma entrevista) certa inocência quanto à dopagem em seu esporte:
"Estes últimos seis anos, desde que os escândalos de doping começaram, defendi o esporte com vigor. Insisti que os atletas estavam mais controlados do que em qualquer outro esporte, mas agora tenho a impressão de ter sido ingênuo”.
Johnson que nunca foi pego em nenhum exame antidoping, foi recordista dos 200m e 400m, sendo que ainda detém os recordes mundiais nestas provas.
Pena que nem todos têm a capacidade de ser “apenas humanos”, de treinar, de enfrentar as dificuldades e procurar crescer e aprimorar suas habilidades, de ser honesto e digno para poder ser considerado um Atleta!
Parabéns ao atleta americano, um ídolo do esporte mundial e que agora com toda a certeza, é ainda mais!
OBS: O atleta que assumiu ter competido dopado entre os anos de 1997 e 2003, Antonio Pettigrew, entregou no dia de hoje sua medalha olímpica e todos os prêmios conquistados no período que competiu de forma ilegal. Notícia publicada no Site UOL Esportes
.

Nenhum comentário: