quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Glory Road


Filmes que tratam de esportes são comuns e cada vez mais presentes. São sempre filmes que elevam nosso espírito e trazem mensagens de sucesso e superação.
Com certeza este também acrescenta esses valores, mas traz também um monte de outros valores.
O filme retrata a verídica história de 7 jogadores negros que junto de outros 7 jogadores brancos mudaram a história do basquete universitário americano. Juntos formavam o time do Texas Western de 1965.
Nessa época os times possuíam apenas jogadores brancos, havendo pouquíssimos times que possuíam jogadores negros em seus elencos.
O filme mostra como é criado uma equipe competitiva e unida, apesar de todas as diferenças culturais e do pré-conceito existente na época. O racismo era muito forte contra os jogadores negros e também com aqueles que os apoiavam e por diversas vezes eram forçados física e psicologicamente a desistir. Porém encontram forças para chegar ao objetivo final, o titulo nacional.
A história do Técnico Don Haskins (eleito para o Hall of Fame americano em 1999) e de seus jogadores é no mínimo inspirador, com um ótimo elenco e uma ótima produção, o filme procura retratar com fidelidade os acontecimentos reais, deixando ainda mais real os sentimentos transmitidos na história.
Os filmes esportivos sempre retratam conceitos importantes, conceitos que estão presentes no nosso dia-a-dia, que nos esforçamos para desenvolver ou para levar junto no coração... Talvez alguns dos motivos pelos quais nos emocionemos tanto nesse tipo de filme sejam: a vitória, a superação ou até mesmo a derrota, onde nos identificamos com as situações, por termos guardados esses sentimentos no coração.
Em “Estrada para Glória” (Glory Road) podemos sentir na pele essas emoções e com certeza nos emocionar com a história verídica desses jogadores que desafiaram todas as regras por apenas jogarem basquetebol, por apenas não desistirem de seus sonhos e digo que, ainda bem que não desistiram por que dessa forma provaram que negros e brancos são iguais e dignos das mesmas conquistas.
Aluguem ou procurem assistir nos canais HBO que tem passado este filme com certa freqüência, por que realmente vale à pena!

Nenhum comentário: