sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Herança Argentina.


Em meio de muita confusão, protestos e ameaças de boicote, o mundo vai se aproximando dos Jogos Olímpicos de 2008, a verdade que sempre países ditatoriais, ou com políticas internas suspeitas sediaram os Jogos, como a Alemanha Nazista de Hitler ou a União Soviética.
Um dos problemas (alem da repressão existente no país oriental) que mais tem chamado a atenção quanto à escolha da capital chinesa é justamente o seu problema com a Poluição, que aparentemente é muito forte e grave, já que em diversas fotos pude observar chineses utilizando mascaras para se proteger, isso com certeza vai prejudicar muito todos os atletas que irão participar do evento, e NINGUEM disse nada.
Bom, como sabem acabei de voltar da Argentina, um país em desenvolvimento que tem muita coisa parecida conosco, porém há uma coisa que vem ao caso aqui e vale muito à pena comentar. Lá todos sabem protestar, sabem lutar, contra seus problemas internos, tratando de política ou até mesmo de assuntos populares.
Enquanto estive por lá, estavam acontecendo simultaneamente diversos casos de paralisações e protestos contra o governo e também contra os próprios argentinos. Uma delas era uma paralisação dos agricultores contra um aumento indevido de impostos, e a outra, foi uma verdadeira marcha ao centro da cidade, pedindo justiça, punições e PAZ nos jogos de futebol (reação movida após o assassinato de um torcedor), torcidas de clubes diferentes lutando juntas por justiça!
Por que estou comentando isso?
Por que a Argentina viveu uma das maiores e mais severas ditaduras do mundo, onde cerca de 30 mil jovens desapareceram, uma geração inteira que não teve medo de lutar e conquistar sua liberdade contra os MILITARES. Esse sentimento de liberdade que inflou em meu peito, sendo filho de argentinos que lutaram e perderam amigos, me faz ser duro quanto à repressão chinesa, que me faz encher o peito e gritar ABAIXO A DITADURA!
Por que há poucos dias a polícia chinesa reprimiu a pancadas alguns monges que lutavam por sua liberdade.
Por que há poucos dias, em Olímpia foi acessa a tocha olímpica (talvez um dos maiores símbolos de paz no mundo) e pessoas foram pressas por protestarem contra a China e sua política criminosa quanto ao Tibete.
Na China nada foi comentado, na televisão nada constou, apenas uma imagem BRANCA. O Branco da ausência de informações, ausência de conhecimento, a ausência de luta.
Atletas já estão sendo advertidos quanto a manifestações políticas durante os jogos, mas o que poderiam fazer? Talvez abrir a boca, por que olimpíadas e violência, olimpíadas e repressão não tem nada a ver. Até quando as olimpíadas serão palcos propagandistas de políticas ditatoriais e covardes? Até quando o poder e o dinheiro comprarão os Jogos?
Manifestem-se, lutem, acreditem que o mundo pode ser melhor, esse é talvez o maior fruto trazido de nossos hermanos, que vivem o ESPORTE (futebol, tênis, basquete, TUDO), a Liberdade e tem o orgulho ESTAMPADO no peito de terem lutado. Usem esse espaço para colocar suas idéias e comentem, abram a boca!
Quem quiser ler um pouco mais sobre o assunto, acesse as paginas das olimpíadas no Site UOL ESPORTES ou visite o BLOG do Zé (link na lateral deste blog) e leiam o texto sobre o assunto postado hoje “Mais uma olimpíada do poder”.

Nenhum comentário: