sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Quanto você aguentaria correr e por que?

Há muito tempo atrás, no ano de 490 a.C. criou-se uma lenda. A lenda de um guerreiro, talvez o maior atleta de todos os tempos. Seu nome era Fidípedes, um ateniense, um mensageiro, um herói.
Nesse ano, a Grécia estava sob ameaça de um ataque Persa, que depois se concretizou. Os gregos não sabiam por onde os Persas iriam atacar muito menos o tamanho da força de seus adversários.
Os persas eram conhecidos na época por sua incrível força militar e por terem uma esquadra (frota marinha de guerra) fortíssima e queriam conquistar a Grécia para poder dominar o comércio no mar mediterrâneo que era muito desenvolvido na época e também muito lucrativo.
Outro problema era que os Atenienses não eram bons guerreiros, todos os homens livres tinham suas profissões, em grande maioria, ligados a arte ou atividades que de longe lembrariam as habilidades necessárias para uma guerra.
A primeira missão de Fidípedes era correr até Esparta (Cidade-Estado especializada em guerra, onde todos os homens eram soldados) e pedir ajuda, enquanto o exercito ateniense iria encontrar com os Persas em Marathon onde haviam desembarcado. Esparta ficava cerca de 220 km de distância de Atenas.
O grego correu, em pouco mais de dois dias chegou a Esparta. Lá recebeu a mensagem que os espartanos marchariam em socorro dos Atenienses, mas não deram uma data de partida. Fidípedes correu novamente até Marathon levar a resposta dos Espartanos.
Com mais de 400 km percorridos, Fidípedes estava realizando um esforço sobre natural, apesar de todo o treino que possuía seu corpo já estava no limite entre a vida e a morte.
Quando chegou a Marathon, deparou-se com um campo de batalha repleto de corpos, mas para sua felicidade o exercito ateniense conseguiu derrotar os Persas. Pelos relatos da época morreram em Marathon 192 gregos, contra mais de 6.000 Persas, um verdadeiro massacre.
Os Persas em uma última e desesperada manobra, voltaram aos seus barcos e resolveram partir para Atenas e tentar destruir a cidade, que estava indefesa já que o exercito estava em Marathon.
Então Fidípedes, exausto foi convocado para correr novamente, e dessa vez deveria entregar a mensagem ao povo de Atenas que eles haviam vencido e que os Persas iam ao encontro da cidade e que todos os Gregos deviam defender a cidade até o retorno do exercito.
A distância entre Marathon e Atenas era de 42 km, um caminho muito mais curto que os Persas realizaram pelo mar, o que possibilitou a chegada do exercito em Atenas antes que os invasores, dessa forma os guerreiros estrangeiros acabaram desistindo do ataque.
Filípedes correu antes do exercito e chegou à capital grega, praticamente inconsciente disse apenas uma frase “alegrem-se por que vencemos” e após disso, morreu.
Cerca de três mil e quatrocentos anos depois, a lenda de Filípedes continua viva, em cada maratona que se disputa pelo mundo. Mostrando que qualquer um pode ser um vencedor, basta se esforçar.
Verdade ou não, essa lenda tornou-se uma das provas esportivas mais respeitadas dos Jogos Olímpicos da era moderna, uma homenagem justa a um homem que correu por seus ideais, como, liberdade, democrácia e por todo seu povo.

Nenhum comentário: