quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Está na hora da virada!


Quando idealizei este blog, minha idéia original era tratar apenas de esportes olímpicos, justamente pela falta de visibilidade que estes têm diante a mídia esportiva.
Um dos meus objetivos era não escrever sobre futebol e vou me esforçar para realmente não falar sobre esse esporte que simplesmente ao longo de sua história, esmagou o espaço de esportes muito mais antigos e até então tradicionais.
Mas felizmente estou sendo obrigado a falar desse esporte tão popular no mundo todo, ah, você deve estar se perguntando já que tanto frisei que não queria escrever sobre futebol então por que digo que felizmente estou sendo obrigado?
Simplesmente por que o futebol teve nos últimos dias algo diferente. Algo incomum para esse esporte.
Falta de dinheiro, investimento, oportunidades, apoio da mídia, bom poderíamos estar falando sobre qualquer esporte, mas não, estamos falando sobre o futebol. O incrível futebol de meninas que nunca tiveram uma oportunidade.
Talvez por todas essas coincidências esse texto esta se fortalecendo e tendo seu devido espaço.
Quando foi a ultima vez que você torcedor assistiu um clássico nacional, do tipo Flamengo e Fluminense, São Paulo e Corinthians, Grêmio e Internacional? Ta você pensou claro no brasileirão não é? Mas eu ainda estou falando sobre o futebol feminino! Então repito, quando foi à última vez que você viu um clássico desses? Nunca? Pois é, eu também não tive ainda esse prazer.
Essa é a grande história da Seleção de Marta e suas companheiras, uma história sem clássicos, sem clubes, sem salários, sem apóio, sem nada! Opa, sem nada não, elas tem muito, muito orgulho, muita dignidade e muito futebol.
Para quem não sabe (e não se culpe por isso), esta acontecendo a COPA DO MUNDO de futebol feminino na China (que alias já esta exibindo para o mundo com um ano de antecedência, incríveis estádios construídos para as olimpíadas do ano que vem),melhor dizendo esta acabando a Copa do Mundo, afinal este domingo é a grande final.
Lembram-se de 2006? Da copa? Foram duas semanas que o Brasil parou as ruas todas pintadas e cheias de bandeiras verde-amarelas, euforia pelas ruas, todos com camisas da seleção, cornetas e tudo que se tem direito! E agora, como estão as ruas? As pessoas estão trabalhando normal, ou não? Pois é, não é a mesma “tipo” de copa.
As meninas do Brasil chegaram sozinhas até a final, vencendo de forma maravilhosa a mais poderosa seleção do mundo, os Estados Unidos, por 4 gol a 0 na semi-final, sendo que o segundo gol da Marta deveria valer por uns 5 gols pelo menos.
O espaço delas neste blog olímpico se deve justamente por todos esses motivos e principalmente por que daqui um ano (independente da classificação domingo) elas vão estar na mídia, por que vão como fortes candidatas a medalha de ouro em Pequim.
Será que alguma coisa muda? Com um Título Mundial ou com uma medalha olímpica? Será que essas meninas vão continuar abandonadas no mundo do Futebol?
Nos brasileiros temos sempre orgulho de dizer que não somos preconceituosos já que todos somos uma maravilhosa mistura de negros, brancos e índios, que todos têm seu espaço, que esse é um país forte.
Bom, além dos reais problemas na política brasileira, nos problemas raciais que sempre vemos por ai, agora esta ESCANCARADA mais uma verdade verde e amarela, o MACHISMO de nossa sociedade.
Não adianta nem argumentar contra essa minha colocação, por que minha resposta já esta no texto, se não fossemos tão machistas, estaríamos pintados nesse momento de verde e amarelo, com camisas da Seleção escrito Marta nas costas e esperando fanaticamente a final de domingo.
Seria um sonho e tanto, espero que um dia possamos ir ao Morumbi, ao Maracanã, onde for, acompanhar um futebol diferente, um futebol de amor. Amor a camisa e ao esporte, coisa que infelizmente não existe mais entre os homens.
Assistir o Futebol alegre de Marta e companhia nos leva direto aos anos de ouro do futebol mundial, onde a vontade de levantar uma taça era mais importante do que um contrato milionário com um time europeu.
Obrigado meninas do Brasil, meninas de ouro, meninas que venceram o Pan do Rio, que acreditam muito em uma virada na história e por que não, que comece contra a Alemanha domingo e continue em Pequim ano que vem.
Boa sorte! Estamos esperando por vocês e esperando por uma nova oportunidade de acreditar em um futebol-arte e no futebol com amor!

Nenhum comentário: