quarta-feira, 8 de outubro de 2008

No Difference


Hoje é o dia nacional da consciência negra.
Esse dia foi criado com o intuito de conscientizar a população sobre a importância, o valor e a discriminação do povo que possui a pele escura – negra sofre.
Sempre quando penso sobre nestes temas de discriminação racial, preconceito, racismo, me enche de fúria e revolta.
Nasci de cor Branca o que me torna neste mundo um cidadão privilegiado? Palhaçada. O cara que é negro é menos inteligente do que eu? Menos capaz? Todos têm que lutar e conquistar seu espaço no mundo, as dificuldades existem para todos. Basta querer vencer-las.
Sinceramente, como vocês já podem perceber é um assunto que me incomoda bastante. Por que um dia como este na realidade não serve para exaltar os valores negros da sociedade, mas para marginalizar o povo negro.
Raciocine um momento comigo. Os seres humanos são feitos de carbono, como todos os outros seres vivos deste planeta. Temos ossos, órgãos e sangue iguais, com a mesma composição química, temos músculos e a mesma composição física. Temos todos 2 olhos, uma boca, orelhas... Bom, acho que vocês pegaram o fio da meada.
SOMOS TODOS IGUAIS! Negros, brancos, amarelos e vermelhos.
Claro que se olharmos na história veremos que as coisas não foram assim. O Homem branco sempre explorou seus semelhantes pela diferença de cor, cultura e credo. Uma imbecilidade que envergonha a maioria das pessoas independendo da raça.
Adoraria acordar um dia e ver que o racismo acabou, mas isso esta longe de acabar, por conta de nossas atitudes. Os atos de racismo estão embutidos e rotulados em nossa sociedade, mas não é apenas para as raças e cores, mas sim em tudo, desde o status social até a formação acadêmica.
Descriminamos pessoas a cada momento, pela roupa, corte de cabelo ou se tem um celular bacana. A sociedade atual vive em um caos.
O pior que não aprendemos com os heróis do passado e seus movimentos (como os panteras negras ou com Malcon X ou Martin Luther King ou com Mohamed Ali), que visavam não ter um dia especial para comemorar as nossas diferenças, mas poder todos os dias nos orgulhar de dividir de forma igual às oportunidades da vida. Que pudéssemos andar juntos de braços dados. Lutar, Sangrar, Respirar, Rir, Chorar pelas mesmas coisas.
Para concluir este texto que tenho certeza que resultará em diversas opiniões, deixo a mensagem que o mundo precisa se unir, pelas cores, credos, culturas, religiões, por que afinal dependemos uns dos outros para vencer.
Assistam Duelo de Titãs.
Reflitam, olhem para a pessoa ao seu lado, esqueçam sua cor ou credo, respeitem e aprendam juntos... A vida pode ensinar muito, se deixarmos nossos preconceitos de lado e aceitar que somos todos iguais.


“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!”
Martin Luther King, 1963

Nenhum comentário: