quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vitória + Superação = Muito, muito treino


O que é superação?
Talvez essa seja a palavra mais freqüente no dicionário de um atleta. Superar dificuldades, superar seus limites, treinar.
Treinar, para que? Para que esses atletas passam suas vidas dentro de academias, levantando pesos, correndo, pulando, remando, nadando, jogando?
Para chegar a vitória sempre é a primeira resposta que nos pensamos. Mas acho que tem mais coisas, mais sentimentos envolvidos do que simplesmente chegar à vitória. Acho que tudo tem haver com a superação.
O fato de conseguir terminar um treino ou levantar uma quantidade absurda de pesos amarrados em uma barra. Trata-se de conseguir melhorar, alcançar o objetivo. Na realidade são as vitórias sim, mas não só aquela do dia da competição, são as vitórias do dia-a-dia.
Já vivi isso em uma época da minha vida, sei muito bem o que é sair exausto de um treino, mas durante a entrevista que fiz com o atleta Renan Koplewski, fiquei relembrando do sofrimento que era treinar.
Ele usou uma frase muito conhecida de nos atletas do remo, que é “quanto mais você sofrer agora no treino, menos sofrera na competição”. É realmente uma frase interessante e muitas vezes é real.
Mas a vida de atleta sempre é sofrida, tanto nos treinos quanto nas competições, claro que quanto mais se treina, melhor é seu rendimento. Mas esse tal de sofrimento, torna-se um vicio.
As pernas queimando, costas doendo, mãos sangrando, um gosto amargo na garganta, respiração ofegante, tudo isso torna-se rotina, acontece todos os dias e na realidade torna-se o combustível para a vitória, todos os tipos de vitória.
Selecionei um vídeo que retrata exatamente esse treinamento, a exaustão, a busca da perfeição. Todos sabem que sou um fã dos filmes do Rocky Balboa, justamente por que é o único filme (a seqüência toda) que consegue retratar com paixão esses sentimentos.
Ah, já ia me esquecendo, descansar é treino também e viver é o melhor treinamento que alguém pode ter, misture-os e seja um campeão como nosso astro Balboa.

Nenhum comentário: